
Agora que já nos familiarizámos com o processo de fabrico do mosaico hidráulico, já estamos aptos a compreender as suas vantagens e desvantagens. Sobre este assunto específico faremos um artigo dedicado. No entanto, para o assentamento, precisamos estar cientes de algumas das desvantagens.
Por exemplo:
-os cantos são muito suscetíveis de partir se não forem manipulados com cuidado;
se o assentamento não for bem feito e existam desníveis entre os vários mosaicos, dará origem a quebras de cantos e desgaste prematuro;
-não se pode economizar no cimento cola, fazendo o que se faz de forma frequente, aplicando apenas no meio do mosaico e esperar que com a pressão se espalhe para as periferias. Os cantos, pontos mais afastados do meio ficarão em falso e, com a pressão do uso, partir-se-ão;
-é susceptível a ataques químicos de substâncias de pH ácido;
requer pré-hidrofugação antes da execução das juntas.
Qual o processo de assentamento e tratamento?

O que fazer, então?
Existem dois ou três momentos para fazer tratamento do mosaico hidráulico:
pré-hidrofugação depois do assentamento, antes de fazer as juntas;
hidrofugação depois do rejuntamento.
Pode existir ainda outra etapa adicional de tratamento, melhor: de pré-tratamento, que depende das condições da base onde vai ser assente. A base tem caixa de ar? Existem infiltrações provenientes do subsolo? A humidade ou água existente no solo encontrará o seu caminho através da estrutura do cimento cola e do mosaico e aparecerá na superfície. Com ela arrastará os sais hidrossolúveis (hidróxido de cálcio, entre outros…) existentes quer no subsolo, quer no cimento cola e no mosaico hidráulico. Estes sais reagem em contacto com o anidrido carbónico existente na atmosfera, originando cristais de carbonato de cálcio.
Assim, nesta fase, existem dois caminhos: ou se procede a um correto isolamento da base para prevenir as infiltrações ou se faz uma pré-hidrofugação do lado avesso do mosaico. Sendo a primeira opção preferível. Por vezes, por constrangimentos financeiros, a segunda é mais exequível. Note que é bom selecionar um excelente hidrofugante nestes casos pois a base do mosaico é mais porosa que o lado ornamental, precisando de um hidrofugante de boa qualidade, preferencialmente, à base de silicatos, pois só pode ser feito uma vez!
Iremos precisar de cimento cola de boa qualidade: Existem muitos, basicamente com duas características: de secagem rápida e lenta. Normalmente os primeiros são utilizados em capeamento de paredes, mas podem ser usados nos pavimentos em algumas condições.
Precisaremos de um pré-hidrofugante: Para proteção do mosaico contra as alterações provocadas pela massa de junta. Um conselho: evitar cores muito escuras, dar preferência a tons cinza ou branco.


Cimento de junta: deve ser específico para juntas finas (2 a 10 mm) e pode ser hidrofugada ou não. Como reforço, pode usar-se hidrofugada (atenção que seca mais rápido). Se não existe essa necessidade usar argamassa de junta normal.


Procedimento:
Como vimos, o mosaico hidráulico tem uma beleza e fragilidade específica e, por isso, deve ser tratado de forma distinta da cerâmica regular no assentamento.

assenta todo o restante pavimento. Deve ficar à esquadria relativamente à parede principal (origem) e a nível. De notar que se torna necessário, para que o acabamento seja o melhor, perceber como se irá assentar o mosaico. Isso depende do lay out da divisão ou do desenho do próprio mosaico. Como exemplo, é frequente colocar mosaico com motivo no centro da divisão e fazer uma moldura com mosaico monocromático na periferia. Neste caso termos de encontrar o centro geométrico da divisão e traçar a orientação da carreira matriz. Novamente, atenção à esquadria para não acabarmos com um pavimento bonito mas “torcido”!


4.1- Limpar todos os ladrilhos com uma esponja húmida para remover possíveis excessos de cimento. Em seguida, remova os mosaicos numa sequência predeterminada, correspondente à sequência em que vão ser assentes. Desta forma garantirá a reprodução do que simulou no ponto anterior.


Certifique-se que todos os ladrilhos irão ficar totalmente assentes no cimento cola, sem áreas em
falso.
4.3- A espessura dos mosaicos pode variar, por isso coloque também uma camada de cimento cola no inverso do mosaico. Assente-o gentilmente com o auxílio de um nível e suaves movimentos e pressão das mãos. Não usar macete para assentar mosaico hidráulico!
4.4- Depois de ajustar o mosaico na posição e nível, inserir os espaçadores para assegurar que as juntas permanecem aproximadamente com a mesma espessura. Isto garantirá em simultâneo numa conformidade da harmonia dos padrões de uns ladrilhos com os seguintes, sem desvios


5.1- Antes de aplicar a argamassa de junta, proceder à pré-hidrofugação dos mosaicos com um hidrofugante impregnante.

Deixar secar durante 24 horas.


5.3- Remover o excesso de argamassa imediatamente com uma esponja molhada. Não deixar que a água usada permaneça ou forme pequenas poças sobre o mosaico. Deixe secar por 24 horas.

5.4- Hidrofugação:
Varrer ou aspirar o pavimento para remover partículas soltas de argamassa. Pelo mesmo processo, aplique hidrofugante impregnante sobre o pavimento. De novo, deixe secar por 24 horas.

A ilustração é apenas demonstrativa. O procedimento é o mesmo que na hidrofugação, desta vez, tendo especial atenção com as juntas.


aplicar um protetor anti mancha. Não se poupe a esforços e despesas porque depois sairá muito mais caro e sem bons resultados. Mais vale prevenir!
A Fila tem uma vasta gama de produtos de tratamento que irão ao encontro do que necessita. Se tem dúvidas, não hesite em nos perguntar, teremos todo o gosto em o guiar com um simples questionário. O tratamento anti mancha complementa o hidrofugante porque protege a superfície de contacto e os poros abertos do tingimento por derrame de gorduras ou líquidos pigmentados, como sumos ou vinhos.

exterior, casa-de-banho, cozinha, etc. Pode dar o acabamento que quiser: mate, efeito molhado, realçar a cor, brilho acetinado, brilho intenso, é só escolher. Precisará da ajuda de um profissional. É para isso que cá estamos!
Para qualquer esclarecimento não hesite em nos contactar. Informamos das várias possibilidades a seguir, orçamentamos sem custo ou compromisso. E executaremos com profissionalismo a recuperação e/ou tratamento das suas superfícies!
Próximo artigo: Mosaico hidráulico, ilustre desconhecido! Lavagem e manutenção.
Próximo artigo: Mosaico hidráulico, ilustre desconhecido! Lavagem e manutenção.